DICAS E NOVIDADES

Final de ano: chegou a hora de avaliar o desempenho da sua empresa

Dezembro chegou e, com ele, o famoso balanço anual para avaliar o desempenho da sua empresa. Converse com a sua equipe comercial, colocando em pauta todas as questões que foram levantadas durante o ano, incluindo lucro e todos os aspectos mercadológicos. Dentro desse processo também são apresentados dados e documentos das áreas que compõem a empresa, permitindo uma análise por meio de métricas reais. Não se baseie em achismos!

Além de ser fundamental para mapear os próximos passos e traçar as estratégias para o próximo ano, o balanço anual é uma prática legal. O Art. 1.179 do código civil diz que:

“o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Porque a sua empresa deve avaliar o desempenho anual

Para tomada de decisão de forma assertiva, a organização precisa de informações substanciais. Somente a contabilidade oferece dados formais e científicos que permitem atender a essa necessidade.

A decisão de investir, de reduzir custos ou de praticar outros atos gerenciais deve se basear em dados técnicos extraídos dos registros contábeis, sob pena de se pôr em risco o patrimônio da empresa.

Como fazer o balanço anual

veja como realizar o balanço financeiro em 4 passos:

1- Fala o levantamento dos ativos

Para fazer o levantamento dos ativos você precisa listar a quantia total de dinheiro que o seu negócio possui em caixa durante o período analisado.Em seguida, cheque todos os seus registros e tome nota de tudo o que será recebido. Some o valor encontrado ao número que você obteve na primeira listagem.

Depois, analise o seu estoque. Separe os produtos por categoria e depois some o valor encontrado em cada uma delas. Agora é hora de calcular a matéria prima disponível. O valor encontrado aqui representa o que a empresa possui para desempenhar suas atividades. Por último, mas não menos importante, some todos os valores obtidos nos cálculos anteriores.

2- Faça o levantamento dos passivos

Some o total pago para cada fornecedor e, em seguida, some todos os valores. Liste todos os salários e provisões que devem ser pagos. Por fim, some todos os valores encontrados neste passo.

3- Faça o levantamento do patrimônio líquido da empresa

Para o 3º passo do seu balanço patrimonial, levante todo o patrimônio líquido da empresa. Lembre-se de incluir o capital social — o dinheiro do negócio bem como os lucros obtidos durante o período de análise.

4- Some todos os valores encontrados nos resultados anteriores.

Uma vez de posse das informações fornecidas pelo balanço anual, você pode tomar decisões e realizar medidas específicas para melhorar a saúde financeira do seu negócio.

Imagem – fonte: https://unsplash.com/photos/5fNmWej4tAA

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!
Facebook
Página principal do Blog

ENDEREÇO

CONTATOS