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Conheça a psicologia das cores e como escolher o tom certo para a sua marca

As cores são um dos primeiros elementos que aprendemos durante a infância, diferenciar as cores primárias e como misturá-las para que formem as cores secundárias é uma atividade divertida para as crianças.

As cores têm a capacidade de influenciar a maneira como percebemos um ambiente, seja para mais aconchegante ou opressivo. Elas também são usadas para a cromoterapia, um tratamento terapêutico que utiliza luzes em diferentes cores para melhorar as condições físicas e emocionais.

Diante de tantos usos para as cores, elas também são fundamentais para a construção de uma marca. A psicologia das cores, quando bem aplicada, torna-se um atrativo e proporciona maior eficácia ao material de uma empresa.

Para que as cores sejam trabalhadas de forma eficiente, é necessário observar: a relação da cor com o tema; a ordem de leitura da página; o perfil do público-alvo; os objetivos da comunicação; entre outros pontos.

Psicologia das cores x decisão de compra

Quando você está em ponto de venda, o que faz você decidir comprar um determinado produto? Se você ainda não conhece a marca, talvez o preço seja um bom determinante para a decisão de levar para casa. Porém, antes de analisar o preço, você tirou o produto da prateleira e segurou na mão.

Esse ato, que pode parecer meramente instintivo, não acontece tão à toa. Os clientes geralmente fazem um julgamento inicial sobre um produto com  90 segundos de interação com o produto. Entre 62% e 90% desse julgamento é baseado na cor.

A representação das cores

As cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo. Veja com detalhes a representação de algumas cores:

Vermelho

Essa cor primária está ligada ao dinamismo, ou seja, à vontade de se movimentar e agir. Experiências mostram que o vermelho tem a capacidade de estimular o corpo humano, fazendo com que ocorra um aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos, por exemplo. Normalmente, aparece na indústria alimentícia, impulsionando a atenção para o produto.

Algumas marcas em que o vermelho aparece com força são: Coca-Cola, CNN, McDonald ‘s, Bradesco e Santander.

Amarelo

Por ser uma cor quente, o amarelo também transmite a sensação de dinamismo e estímulo. É considerada a cor do otimismo e da energia, segundo a psicologia das cores. Tem ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas, é bastante utilizada para marcas do público infantil.

Algumas marcas em que o amarelo aparece com força: Pokémon, Post-it, Habib ‘s, Shell. 

Laranja

Na cor laranja encontramos as boas vibrações do vermelho, que comunicam amor, com as do amarelo, que expressam sabedoria e conhecimento.

Algumas marcas em que o laranja aparece com força: Fanta, Harley Davidson, Amazon.

Verde

Para a psicologia das cores, o verde está associado com a saúde, a vitalidade, a natureza e a fertilidade. Para os psicólogos, essa cor possui a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o stress.

Algumas marcas em que o verde aparece com força: Heineken, Spotify, Tic Tac, Starbucks e Animal Planet.

Azul

O tom aparece associado a sentimentos bons, como simpatia, harmonia, amizade e confiança. Isso justifica ser tão querido entre as pessoas. Normalmente, seu uso representa profissionalismo, estabilidade e segurança. Normalmente, o azul é utilizado para áreas voltadas para tecnologia e saúde.

Algumas marcas em que o azul aparece com força: Dell, Intel, Nokia, Samsung, Ford, Facebook e Unilever.

Roxo

Essa cor atua diretamente na área cerebral destinada à criatividade, ou seja, promove um estímulo para a solução de “bloqueios criativos”. Ele combina a estabilidade do azul com a energia e força do vermelho.

Algumas marcas em que o roxo aparece com força: Vivo, Milka, Whiskas, Nubank.

Rosa

O rosa é a cor da cortesia, da amabilidade, do charme. Pode fugir do convencional para obter-se resultados interessantes e destacar algo de forma inesperada. Imagine a combinação dessa cor que é frágil com algo duro, rígido, grande ou ameaçador.

Algumas marcas em que o rosa aparece com força: Marisa, InDesign, Barbie, LG.

Em dúvida de quais cores utilizar no próximo material da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe. A Korin pode auxiliar a sua marca na melhor escolha!

Fonte – imagem: Photo by Pawel Czerwinski on Unsplash

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